2021/11/05

Apple vem à Web Summit meter medo sobre o sideloading

Craig Federighi, da Apple, veio à Web Summit a Lisboa - mas infelizmente veio fazer campanha da sua empresa contra as previsíveis exigências Europeias de abertura da App Store, com uma lenga-lenga sobre o perigo de se poderem instalar apps sem passar pelo controlo da Apple.

A Apple tem perdido parte do controlo sobre a App Store, que tenta reger com o máximo de restrições que lhe convém. Na Coreia do Sul foi aprovada legislação que obriga as app stores a deixarem os developers direccionarem utilizadores para métodos de pagamento alternativos - sendo que originalmente, a Apple nem sequer permitia que as apps contivessem um link para uma forma de pagamento externa alternativa à App Store; e na Europa existem queixas e processos que reclamam a necessidade da Apple permitir a instalação de apps sem passar pela App Store, como a maioria dos sistemas operativos, desktop e mobile, permitem.

Só que, aquilo a que se assistiu, foi autêntico marketing de terror (poderá dizer-se, terrorismo?) com repetidas referências a que o "sideloading" é o melhor amigo dos cybercriminosos, chegando ao ponto de equiparar que a obrigatoriedade de permitir a instalação de apps fora da Apps Store seria o equivalente a ser obrigado a ter uma casa com uma porta aberta para os ladrões!
Com tanta conversa a meter medo, obviamente que se esqueceu convenientemente de referir que o próprio macOS da Apple permite a instalação de apps, e que não se vê a Apple a alertar os utilizadores para o apocalipse digital que apregoa - e que seria exactamente a mesma situação que se teria ao se fazer o mesmo no iOS.

Além do mais, e tal como tem sido demonstrado no Android, o facto de se ter a opção de instalar apps por fora da loja oficial (que precisa da autorização do utilizador) não significa que os utilizadores corram a fazê-lo. A grande maioria continuará a optar por manter-se nas lojas oficiais, por preferir o nível dfe segurança acrescida - mas tendo a salvaguarda de poder instalar qualquer outra coisa que decida, se assim o desejar. E isto para não se falar da falta de preocupação que a Apple tem em manter, e até promover, apps fraudulentas e apps chulice na sua App Store.

Uma péssima prestação da Apple na Web Summit que, quando muito, apenas serve para demonstrar porque motivo é essencial que o sideloading de apps no iOS se torne uma realidade, nem que seja por força de legislação europeia que liberte os utilizadores de ficarem bloqueados ao que uma empresa acha que é melhor (para si própria), e que mostra repetidamente uma tendência abusiva para as limitações que aplica para prejudicar os utilizador (veja-se o mais recente caso dos iPhone 13 em que nem sequer se pode substituir um ecrã danificado).

26 comentários:

  1. La vem o ditador da língua portuguesa a comentar aqui :P
    encontrei 2 erros neste artigo "e permitir a instalalão" e talvez aqui "empresa contra as previsíveis exigências Europeis " mas alem disso esta bastante bem construída a informação, muito obrigado pelo trabalho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Correcção são sempre bem-vindas. Já foram tratadas. Obrigado. :)

      Eliminar
  2. Eu nem sei como ao longo de décadas e décadas as pessoas se safaram a instalar software nos seus computadores, telefones e tabletes, sem a protecção divina da Apple.
    Devia era haver uma Apple Store para todos os dispositivos do mundo, com eles a ganharem uma comissão de 30% para garantir que estamos seguros, até porque não existe app fraudulenta nenhuma na App Store deles, que saca dinheiro a consumidores incautos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também se safaram a carregar os seus equipamentos de viroses. Coisa qua não existe para MacOS nem para iOS.

      Eliminar
    2. LOL não existir virus para macos... tábem....

      Eliminar
    3. Indique um VÍRUS para MacOS. Se souber o que é um vírus informático.

      Eliminar
    4. é a propria apple que acha preocupante. deves ter atenção a esse sindrome de estocolmo

      https://www.cnbc.com/2021/05/19/apples-head-of-software-says-current-level-of-mac-malware-is-not-acceptable.html

      Eliminar
    5. Safari-get.
      OSX/Pirrit.
      OSX/MaMi.
      OSX/Dok.
      Fruitfly.
      X-agent.
      MacDownloader.

      Eliminar
    6. Lá está a ignorancia. Eu escrevi VÍRUS e não malware. Não são o mesmo.

      Eliminar
    7. Sabes que Virus, é um dos vários tipos de Malware, não sabes?

      Eliminar
  3. Ele na realidade não veio meter medo. Veio meter nojo!
    Eles sabem que cedo ou tarde vão ter de fazer mudanças por conta do que a legislação europeia vai exigir num futuro que se espera próximo.
    O que se passa é que este vindo cá para falar tinha de falar de algo e à falta de melhor lembrou-se de vir cá protestar por causa de umas postas de um peixe gordo que lhes está a escapar por entre os dedos.

    ResponderEliminar
  4. Porquê que os representantes da Apple com tantos milhões nos bolsos vestem-se tão mal para depois só dizerem disparates? Já deixavam era de aparecer em sítios como a web summit onde vão reais empreendedores!

    ResponderEliminar
  5. O que ganha a apple então com as aplicações puderem receber pagamentos fora da app store?

    ResponderEliminar
  6. Boas...
    Não quero com isto defender ninguém mas eu consigo ver o lado da Apple.
    Ponho um produto no mercado que é desenvolvido por mim e agora sou obrigado a fazer o que os outros querem só porque sim?

    Não vejo ninguém a criticar o software de telefones antigos porque não deixam instalar aplicações nenhumas.
    Todos gostam de igualdade mas nunca se lembram que todas estas empresas que neste momento detêm monopólios começaram por baixo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não quero defender ninguém mas eles ponham o produto no mercado, eu pago o produto deles pelo preço que eles me pedem e depois disto eu tenho direito de fazer tudo o que eu quero com este produto desde instalar aplicações que eu quero até mandá-lo contra a parede....

      Eliminar
    2. E se não houvesse sequer a possibilidade de instalar aplicações tal como no 1° Iphone?

      Quando compras um software também tens o mesmo pensamento?
      É que a maior parte dos softwares pagos são fechados e não vejo ninguém a reclamar

      Eliminar
    3. Que comparação mais ridícula.... Software tem um propósito, de editar imagens, por exemplo, e se eu o compro e porque preciso de editar imagens com aquele software. Já no caso do iPhone, trata-se de um aparelho que se pode utilizar como calculadora e como GPS, bastando para isso de uma aplicação que o fábricante do aparelho não deixe instalar porque simplesmente não vai receber $ .... E ridículo! Mas vem aí mais, estou para ver o mesmo princípio a ser aplicado nos carros, o fabricante e que vai decidir se vais usar a bateria 🔋 a 100% ou só a 50% por via remota....no final compras uma coisa que supostamente e tua mas não é....

      Eliminar
    4. > Não quero com isto defender ninguém mas eu consigo ver o lado da Apple.

      então defendes o mesmo em relação aos portateis. veio com windows 7 veio. não podes fazer "sideload" do 8, 10, 11 ou linux...


      E aos carros. Compraste tá comprado, azar fazer "sideload" de pneus por marcas diferentes... afinal a tua segurança está em jogo

      Ou então marca de gásoleo. para ti só o da marca também. nada de sideload de "marcas simples"

      para ti, este devia ser o castigo de defender a apple

      Eliminar
  7. "Software tem um propósito, de editar imagens, por exemplo, e se eu o compro e porque preciso de editar imagens com aquele software. Já no caso do iPhone, trata-se de um aparelho que se pode utilizar como calculadora e como GPS, bastando para isso de uma aplicação que o fábricante do aparelho não deixe instalar porque simplesmente não vai receber $"

    Claro claro...
    Pegando no teu exemplo compro um software de edição de imagem mas que não me deixa gravar em JPG uma vez que para isso tenho que comprar um update.
    Compras e ponto final. Mas espera eu não comprei o software???
    Não deveria poder fazer com ele o que bem entender???

    "então defendes o mesmo em relação aos portateis. veio com windows 7 veio. não podes fazer "sideload" do 8, 10, 11 ou linux..."

    Alguem te está a impedir de alterares o Iphone como bem quiseres ou te apetecer?
    Que eu saiba não. Apenas perdes o direito à garantia

    "E aos carros. Compraste tá comprado, azar fazer "sideload" de pneus por marcas diferentes... afinal a tua segurança está em jogo"
    Esta aqui é fantástica. Altera lá os componentes do teu carro e dpois vai ao fabricante queixar te que tens garantia XPTO.
    Mandam-te à fava e tu aceitas.

    Mas a pergunta real aqui é:
    Se sabem que a o raio do IOS é "fechado" e não gostam porque raio é que compram?
    Mas lá está...
    Já dizia o outro, a estupidez humana não tem limites

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois.... A questão aqui que isto e inadmissível, como aliás, no exemplo dos carros há uns anos atrás tentaram fazer uma coisa +- parecida,havia umas chaves especiais que só as oficinas da marca tinha(monopólio) e depois de levar com uma multa valente da parte da CE e que mudaram os "parafusos especiais"para os "normais". Espero que com a Apple vai acontecer a mesma coisa...
      P.s. não compro coisas da Apple,só mesmo o pano de microfibra 😁

      Eliminar
    2. Se a inveja matasse...... Quem compra está também a comprar mais que apenas um device. E é sabendo disso que fez a opção. Quem não quer não é a isso obrigado.

      Eliminar
    3. Mas é exactamente isso, só compra quem quer. Eu nunca tive nada da Apple, não sinto e nem nunca senti qualquer vontade de ter precisamente por esse mesmo motivo. Desde os meus 16 anos que uso Linux tanto no computador pessoal bem como para trabalhar, nunca senti qualquer limitação. Já um smartphone Android de gama média/baixa faz tudo o que necessito. Por outras palavras, a Apple tem valores que não se alinham de todo com os meus e acho muito bem que sejam aplicadas estas regulamentações, mas só compra um iPhone quem quer.

      Eliminar
    4. Se sabem que a o raio do IOS é "fechado" e não gostam porque raio é que compram?

      sabem? felizmente tens alguma regulação. não sei como é que alguém é capaz de ser contra à defesa de um DIREITO.

      e sim, defendo fortemente o direito de fazer sideload no iphone.

      e em caso de dúvida defendo também o direito a fazer unlock ao bootloader, ao relock e ao uso de chaves privadas.

      Eliminar
    5. E é por esses motivos que a sociedade está como está.
      Dos direitos todos se lembram, dos deveres todos se esquecem.
      Enfim

      Em vez de andarem a multar por coisas que talvez apenas 10% da população utilizadora de smartphones usem (os tais sideloads, unlock de bootloader) deveriam era multar as mesmas pela sugestão que o utilizador @Miguel Silva fez abaixo.

      "Eu gostava de poder comprar um smartphone com bateria amovível e os smartphones eram todos assim, mas por causa da Apple deixaram todos de ser. Isto quanto a mim exige que haja legislação para proteger o consumidor pois todos sabemos que a bateria é um dos principais motivos do smartphone se tornar obsoleto."

      Isto sim é que para mim era motivo de multa e das grandes.
      Lá está posso muito bem ir a um "Técnico" de telemóveis pedir para substituir a bateria ou fazê-lo eu mesmo (iria dar barraca na certa) mas era extremamente preferível apenas comprar uma nova e substituir como se fazia antigamente.
      Mas claro que nada tem a ver com a urgência do direito de fazer sideload de aplicações.
      É bastante mais importante ter esta ou outra aplicação, que na maior parte dos casos as pessoas mais simplórias não sabem o que estão a fazer e cometem danos graves tipo instalar malware, do que ser "obrigado" a substituir componentes que antigamente eram facilmente substituidos

      Eliminar
  8. Eu gostava de poder comprar um smartphone com bateria amovível e os smartphones eram todos assim, mas por causa da Apple deixaram todos de ser. Isto quanto a mim exige que haja legislação para proteger o consumidor pois todos sabemos que a bateria é um dos principais motivos do smartphone se tornar obsoleto. A Apple tb devia ser multada com retroactivos por todos os smartphones que foram trocados sem necessidade, e custaram muito $$ e fizeram estragos ambientais na produção de novos, e obrigaram a comprar várias vezes a memoria interna, cameras, CPU's etc porque (a bateria deixou de aguentar o dia todo) dá muito mais lucro meter um temporizador que faz com que o utilizador vá comprar outro.

    ResponderEliminar
  9. https://www.macrumors.com/2021/11/09/tim-cook-users-sideloading-use-an-android/

    ResponderEliminar