2021/11/04

iPhone 13 bloqueia Face ID na troca de ecrã

O iFixit confirmou a nova restrição que a Apple aplicou aos iPhone 13, impedindo a substituição do ecrã pelos utilizadores e lojas não oficiais.

Nos últimos anos a Apple tem restringindo cada vez mais o tipo de reparações que se pode fazer nos iPhones, muitas vezes bloqueando funcionalidades. Nalguns casos isso até podia ser "desculpável", como no caso da troca do sensor Touch ID, que está relacionado com a segurança; mas nos iPhone 13 a Apple chega a um novo ponto alto (ou ponto baixo, dependendo da perspectiva) na posição contra o direito à reparação: bloqueando o Face ID em caso de troca do ecrã.

Já se tinha falado deste bloqueio do Face ID, que agora foi confirmado e criticado pelo iFixit como sendo uma afronta ao direito à reparação.

A troca de ecrã é uma das operações mais comuns que é preciso fazer nos smartphones, e não faz qualquer sentido que a Apple a esteja a bloquear o Face ID como chantagem para que isso tenha que ser feito numa loja oficial.
Há lojas que já desenrascaram uma alternativa, que implica dessoldar um pequeno chip do ecrã original para o colocar no novo ecrã, para que o iPhone pense que se mantém o ecrã inicial - mas essa operação não será simples de fazer por um utilizador final, nem sequer pelas lojas de reparações que apenas tinham capacidade para trocar peças.

Mas, penso que por um lado este tipo de medidas abusivas podem ser positivas. Quanto mais abusivas e excessivas forem, mais justificações dão aos movimentos do "direito à reparação" para que seja aprovada legislação nesse sentido; ao estilo do que por cá aconteceu com o sector automóvel, para que as marcas não pudessem impedir oficinas não oficiais de fazerem manutenção nos carros. Está mais que visto que vai ser necessário algo idêntico para o sector dos smartphones e produtos electrónicos em geral.


Actualização: A Apple recuou e diz que vai deixar de bloquear o Face ID na troca de ecrã.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)