2021/09/27

Troca de ecrã nos iPhone 13 desactiva Face ID

A Apple continua a dificultar a vida às lojas de reparações não oficiais, desactivando o Face ID em caso de troca de ecrã nos iPhone 13.

Nos últimos anos a Apple tem dificultado cada vez mais o processo de reparação em lojas não oficiais, e apesar das pressões em sentido contrário pelos grupos que defendem o "direito à reparação", também o iPhone 13 vai apresentar dificuldades. O iPhone 13 permite a troca de microfones e sensores de luminosidade e proximidade, mas quando se troca de ecrã o sistema bloqueia a utilização do Face ID.

Infelizmente, a Apple tem uma justificação fácil para manter este tipo de coisa. Devido aos sistemas de localização e bloqueio remoto, tornou-se bastante complicado roubar iPhones para os utilizar. No entanto, isso levou a que os ladrões se adaptassem, roubando iPhones para depois os vender às peças - sendo que peças dispendiosas e bastante propensas para se partirem, como o ecrã, têm bastante procura. Ao desactivar o Face ID em caso de troca de ecrã, mesmo quando se usa um ecrã original, a Apple impede este cenário - mas simultaneamente também prejudica todos os que esperassem fazer reparações legais usando ecrãs mais económicos (como os kits que trocam o ecrã OLED por LCDs).


Veremos se, à semelhança do que parece estar prestes a acontecer com a obrigatoriedade de utilização do USB-C, também possa surgir uma exigência a nível de permitir a utilização de peças "da concorrência" para a reparação de smartphones.


Actualização: A Apple recuou e diz que vai deixar de bloquear o Face ID na troca de ecrã.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)