2020/03/09

iFixit troca OLEDs de iPhones por LCDs mais económicos

Para tornar mais acessível a reparação de ecrãs partidos nos iPhones, o iFixit já disponibiliza kits de reparação para iPhone X e XS que trocam os OLEDs por LCDs.

Ter um ecrã OLED é uma coisa fantástica... até ao momento em que um azar faça partir o ecrã e se descubra o custo da sua substituição. No caso de um iPhone a substituição de um ecrã OLED num reparador oficial pode custar mais de 250 euros, e é por isso comum ver os utilizadores procurarem alternativas mais em conta.

O iFixit vende ecrãs OLED para substituição mais em conta (165 euros no caso do OLED de um iPhone X), mas mesmo esse valor pode ficar fora do orçamento de algumas pessoas. Por isso, agora avança com uma proposta mais económica, disponibilizando ecrãs LCD para aplicação nos iPhone X, XS e XS Max.

Estes ecrãs parecem ainda não estar disponíveis na sua loja europeia, mas na loja dos EUA têm preços de $75 para o iPhone X, $85 para o iPhone XS, e $165 para o iPhone XS Max (o OLED custa $350).

Claro que o salto de um OLED para um LCD se vai fazer notar imediatamente na qualidade da imagem; mas entre ter um ecrã completamente partido e / ou inutilizado, e outro que permita manter a funcionalidade, mesmo com qualidade reduzida, a um preço comportável, não há muitas opções de escolha.

... Vem também levantar algumas preocupações adicionais no caso de compra de um destes iPhones em segunda-mão. Importará clarificar se o iPhone vem com o ecrã original, ou se já foi alvo de alguma substituição por um destes ecrãs alternativos, que faz com que tenha um valor completamente diferente.

1 comentário:

  1. agora não vão faltar iphones X recondicionados "like new" no ebay com ecras LCD em vez de OLED.

    ResponderEliminar