2020/03/09

Notícias do dia

Pixels Camp 4.0 adiado para Novembro devido ao coronavirus; a NOS bloqueou o Bitly; Google Maps aplica Lens às ementas dos restaurantes; Apple lança programa de troca para iPad Air 3 com ecrãs avariados; TCL mostra smartphone com ecrã dobrável em 3 partes; Chrome 81 chega com realidade aumentada na web; EUA preparam lei encapotada para proibir encriptação; novo chip WiFi gasta 5000x menos energia; e a rocambolesca história da Warner Music exigir direitos de autor sobre música errada que já lhe custara milhões de dólares nos tribunais.

Antes de passarmos às notícias do dia, relembro que temos para oferecer uma pen USB-C BlitzWolf 32GB no nosso passatempo de gadget da semana, participa e partilha. :)

Coronavirus faz cair vendas de smartphones na China



Parece que o coronavirus está a fazer com que as pessoas se preocupem noutras coisas, e percebam que comprar um smartphone novo não faz parte da lista de coisas mais urgentes a fazer. Na China, a venda de smartphones caiu para metade, e nem a Apple escapou, vendendo menos de 500 mil iPhones no território durante o mês de Fevereiro, em contraste com os 2 milhões vendidos em Janeiro e os 1.27 milhões vendidos em Fevereiro do ano anterior.

Globalmente, a redução nas vendas de smartphones na China atingiu quase 55%, pelo que não haverá nenhum fabricante a escapar a esta tendência.


Google com easter egg colorido para o Holi



A Google decidiu celebrar a tradicional celebração Hindu "Holi" que marca a transição do Inverno para a Primavera com muita cor, trazendo essa cor para o ecrã dos computadores e smartphones com um novo easter egg. Uma pesquisa por Holi dá acesso a um cartão informativo sobre este evento, e bastará clicar / tocar nas taças de tinta no cartão para que cada toque subsequente seja acompanhado por um salpicar de cor.

Os mais aventureiros poderão passar o seu tempo a preencher completamente o ecrã com cor até que nada mais seja visível, mas têm sempre à disposição um icon de uma gota de água no topo que permite "lavar" o ecrã e voltar à normalidade (e recomeçar o processo, se for caso disso).


Apple Watch vai ter medição de nível de oxigénio no sangue



Foram descobertas referências à capacidade do Apple Watch medir o nível de oxigénio no sangue em excertos de código do próximo iOS 14, o que reforçaria a capacidade do relógio da Apple funcionar como um sistema de alerta para várias condições médicas.

De forma idêntica aos alertas que dá em função do ritmo cardíaco, esta nova capacidade poderia alertar os utilizadores sempre que o seu nível de oxigénio cai abaixo do nível recomendado. O que não fica claro é se isso será uma capacidade reservada para o próximo Apple Watch, ou se poderá ficar disponível para alguns dos modelos já no mercado (a Fitbit conseguiu adicionar essa funcionalidade via actualização de software). A Apple está também a trabalhar numa correcção para permitir efectuar o ECG com maior fiabilidade quando se está com uma frequência cardíaca entre os 100 e 120 BPM.


Twitter estreia alerta de videos manipulados em tweet partilhado por Trump



Sem grandes surpresas, o novo alerta de "manipulated media" do Twitter que visa alertar para situações onde os conteúdos foram manipulados, foi estreado num vídeo partilhado pelo actual presidente dos EUA, Donald Trump.

O vídeo manipulado mostra Joe Biden aparentemente a dizer que "só se pode reeleger Donald Trump", omitindo o contexto original da citação, em que era dito que isso só poderia acontecer se a oposição não deixasse de guerrear entre si.

Enquanto isso, as redes sociais têm tido também dificuldade em conter toda a desinformação relativa ao coronavirus.


Curtas do dia


Resumo da madrugada




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)