2021/09/27

WhatsApp diz adeus ao iOS 9 e Android 4.0.3

A partir de 1 de Novembro o WhatsApp deixa de funcionar em smartphones mais antigos.

No caso improvável de ainda terem um smartphone com Android 4.0.3 ou um iPhone com iOS 9 e quiserem utilizar o WhatsApp, será necessário encontrar forma de passarem para um sistema mais moderno. A partir de 1 de Novembro o WhatsApp deixa cair a compatibilidade com esses sistemas - algo que não se poderá censurar, considerando que o Android 4.0.3 Ice Cream Sandwich foi lançado em 2011, e o iOS 9 data de 2015.

Mais do que perder o acesso ao WhatsApp, há que relembrar o enorme risco de segurança que será utilizar estes sistemas ultrapassados nos dias de hoje, onde não faltarão ameaças à espreita prontas para tirar partido das vulnerabilidades que estes sistemas apresentam e que nunca foram corrigidas por já se ter ultrapassado - em muito! - o seu período de suporte. Mesmo sendo compreensível que nem todos se possam manter com smartphones que tenham direito às versões mais recentes do Android e iOS, há que prestar atenção a esse aspecto, nem que seja através do recurso a sistemas alternativos como o Lineage OS nos Android.

A partir de 1 de Novembro o WhatsApp só suportará dispositivos com Android 4.1 ou mais recente, iOS 10 ou superior, ou com KaiOS 2.5.0. E mesmo assim, o mesmo alerta do parágrafo anterior continua a ser válido.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)