2021/09/27

Cloudflare lança serviços para melhorar segurança dos emails

A Cloudflare tem dois novos serviços para melhorar a segurança dos emails - Cloudflare Email Routing e Email Security DNS Wizard - apostando na simplicidade de utilização.

Odiado por uns, indispensável para outros, o email continua a ser uma forma de comunicação à qual não se pode escapar - nem que seja apenas pela necessidade de se ter um email para nos podermos registar e utilizar a maioria dos serviços na internet. No entanto, apesar das muitas tentativas de melhorar a sua segurança, continua a ser um campo minado, repleto de armadilhas, com o phishing e o spam sempre à espreita, e que a Cloudflare quer ajudar a evitar com dois novos serviços: Cloudflare Email Routing e Email Security DNS Wizard.

Com o Cloudflare Email Routing é possível redireccionar os emails através do serviço da Cloudflare para detectar e filtrar todo o tipo de emails maliciosos, continuando a utilizar o serviço de email que se utiliza (Gmail, etc.) E sendo até possível criar diferentes endereços de email que são redireccionados para um único email de destino.

Já o Email Security DNS Wizard tem por objectivo permitir tirar partido da segurança acrescida do SPF (Sender Policy Framework) e DKIM (DomainKeys Identified Mail) que existem há anos mas muitas vezes não são activados por causa da sua complexididade de configuração. Estes sistemas visam garantir autenticidade dos emails, verificando que foram enviados por quem dizem ter sido enviados (o protocolo do email não impede que alguém envie um email fazendo-se passar por qualquer outra pessoa, de forma idêntica a alguém enviar uma carta e escrever no remetente o nome e morada de qualquer outra pessoa).

Ambos os serviços são principalmente orientados para uso empresarial, por pequenas e médias empresas que não tenham capacidade técnica para tratar das questões de segurança, mas estarão acessíveis para todos os que as quiserem utilizar.

1 comentário: