2021/09/27

Notícias do dia

Noruega proíbe venda de carros a combustão em 2025 - mas pode atingir isso já em 2022; iPhone 13 mini supera autonomia do iPhone 12; WhatsApp diz adeus ao iOS 9 e Android 4.0.3; VW enfrenta Dieselgate 2.0; como fazer módulos Nanoleaf de baixo custo; satélites Starlink usados como GPS; Apple TV+ com apenas 20M de subscritores - segundo a própria Apple; Bug nos iPhone 13 Pro impede apps de usarem 120 Hz; e app de stalkerware expôs screenshots de todos os clientes ao mundo.

Antes de passarmos às notícias de hoje, temos novo passatempo gadget da semana que te pode valer um oxímetro de dedo CocoBear.

Bug no Spotify provoca consumo excessivo de bateria nos iPhones

Se estão a ficar sem bateria no iPhone mais rapidamente do que o habitual, a culpa pode ser do Spotify. O Spotify já reconheceu a existência de um bug que provoca consumo excessivo, que inicialmente até se pensava poder ser apenas mais um dos diversos bugs que afectam o recém lançado iOS 15, mas que afinal também afecta os iPhones com iOS 14.8.

Portanto, se são utilizadores do Spotify nos iPhone e precisarem de prolongar a autonomia, será recomendável forçarem o encerramento da app para que não fique a consumir desnecessariamente - até que seja disponibilizada uma actualização que corrija este consumo excessivo.


Restrições no consumo de energia na China obrigam fornecedores da Apple a suspenderem produção

Para melhor se ficar com uma ideia do que se passa na China, e que terá contribuído para o encerramento das "fábricas de criptomoedas", até indústrias de produção de componentes estão a ser forçadas a interromper a produção durante vários dias para cumprirem com as restrições de consumo de energia - afectando fornecedores de empresas como a Apple, Tesla e muitas outras.

Várias indústrias estão a ser obrigadas a encerrar durante os períodos de pico de consumo, levando muitas delas a considerar alterações de horário para funcionarem durante os fins-de-semana e feriados; para fazer face às imposição de Beijing, que tem tentado lidar com os custos crescentes do carvão e gás natural, enquanto também tenta reduzir as emissões poluentes.


Hubble descobre galáxias "falhadas" do início do Universo

O Hubble pode estar prestes a ceder o estatuto ao James Webb que deverá ser lançado para o espaço em Dezembro, mas continua a fazer descobertas sobre o nosso Universo. Agora descobrindo seis galáxias do início do Universo que ficaram sem combustível (hidrogénio) para produzirem estrelas.

Curiosamente, observar estas galáxias ultra-distantes só foi possível utilizando o efeito gravitacional de outras galáxias à sua frente, que actua como uma "lente de aumento". Dá que pensar o que mais se poderá descobrir quando o James Webb estiver operacional, com a sua capacidade de observação bastante mais avançada que o velhinho Hubble.


Samsung quer fazer copy-paste do cérebro para chips digitais

Replicando aquilo que já temos visto na ficção científica, a Samsung está a propôr um sistema que seria capaz de copiar um cérebro biológico e replicá-lo em versão digital num chip electrónico.

Claro que fazer isto para 100 mil milhões de neurónios e mil vezes mais para todas as ligações sinápticas está ainda muito afastado das capacidades actuais. Mas tendo em conta a evolução tecnológica e considerando que actualmente já temos chips com 2.6 biliões de transístores, talvez não se esteja muito distante dessa capacidade. Mas, entre replicar a estrutura cerebral via "copy-paste" para uma versão digital, e ter um cérebro digital realmente funcional, ainda vai uma longa distância.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: O primeiro algoritmo pensado para ser executado numa máquina foi criado por Ada Lovelace em 1843.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)