A Cerebras já revelou o seu novo mega-chip Wafer Scale Engine 2 (WSE2) que conta com 2.6 biliões de transístores e 850 mil cores.
O ano passado ficamos a conhecer o primeiro mega-chip da Cerebras, que na realidade consiste em pegar num wafer de silício e usá-lo na totalidade como um único chip, em vez de ser cortado em centenas de pequenos chips individuais. Este ano, contamos com uma versão melhorada, o WSE2, que eleva as suas características para valores ainda mais alucinantes.
Em vez de 400 mil cores e 1.2 biliões de transístores, o novo WSE2 conta com 850 mil cores e 2.6 biliões de transístores, numa área de 46225 mm2. Para comparação, o maior GPU tradicional tem uma área de 826 mm2 e fica-se por uns meros 54.2 mil milhões de transístores.
A evolução do processo de produção dos 16nm para 7nm permitiu estas melhorias, assim como passar a contar com 40GB de memória interna, que pode ser acedida com uma largura de banda de 20 Petabytes por segundo!
Tal como o chip anterior, também este WSE2 é vocacionado para tarefas de machine learning e A.I. permitindo acelerar drasticamente o processo de treino de redes neuronais, e outras tarefas que possam tirar partido da sua arquitectura paralela.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Hummm...
ResponderEliminarOk, mas o que todos queremos saber é...
Dá para minerar Bitcoin?
😁😁
Qual seria a capacidade de simular um cérebro humano? Daria para 5%?
ResponderEliminar