2021/09/26

Satélites Starlink usados como GPS

Investigadores utilizaram a constelação Starlink da SpaceX com sistema de posicionamento global com resultados equiparáveis ao GPS.

Embora muitas pessoas erradamente pensem que os sistemas GPS fazem transmissões para satélites em órbita, na verdade o processo é precisamente o oposto. Os receptores GPS limitam-se a escutar os sinais emitidos pelos satélites, e com base nesses sinais e sabendo a sua posição, é possível triangular a posição no planeta com bastante precisão. A questão é que isso não é válido apenas para os satélites GPS, podendo aplicar-se a todos os demais satélites que façam emissões regulares, e foi precisamente o que agora foi aplicado aos satélites Starlink.

Investigadores na Ohio State University (EUA) utilizaram os satélites Starlink como GPS e conseguiram obter uma precisão de 8 metros, equivalente aos 5 - 10 metros que normalmente se consegue obter com o sistema GPS oficial. Esta precisão foi obtida usando apenas seis satélites, sendo previsível que possa ser melhorada à medida que a SpaceX vai enviando mais milhares de satélites Starlink para o espaço.

De notar que isto foi feito sem qualquer tipo de colaboração com a SpaceX. Resta esperar para ver se será viável no futuro adicionar a rede SpaceX como complemento às redes de posicionamento existentes (GPS, Galileo, Beidou) para permitir localização com ainda maior precisão - isto, se a SpaceX não decidir proibir esse tipo de utilização não oficial e/ou decidir que é uma excelente ideia que quererá manter como exclusivo para os seus próprios automóveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)