2021/09/26

Cientistas imprimem cores usando tinta transparente

Num futuro não muito distante poderá bastar comprar um tinteiro de tinta transparente para imprimir todas as cores possíveis.

Cientistas chineses foram buscar inspiração ao reino animal para produzirem cores usando o mesmo sistema usado nas asas das borboletas ou penas dos pavões. Nesses animais as cores não são criadas através de pigmentos, mas sim de estruturas microscópicas que afectam a forma como a luz é reflectida. Há alguns anos investigadores conseguiram replicar o processo usando lasers, mas desta vez foi usado um sistema bastante mais prático, usando uma impressora de jato de tinta modificada, que através da impressão de pequenas gotas de polímeros, consegue produzir toda a gama de cores possíveis, apesar de apenas imprimir uma tinta que é transparente.
Por agora o sistema apenas consegue imprimir em vidro, e com algumas curiosidades adicionais, como o facto das impressões apenas serem visíveis de um dos lados do vidro, enquanto do outro lado o vidro permanece completamente transparente.

O facto de utilizar tecnologia bastante semelhante à das impressoras de jato de tinta faz antever que seja possível criar uma impressora deste tipo que chegue ao mercado nos próximos anos, embora provavelmente começando pelo segmento profissional, atraído pela possibilidade de impressão de cores mais vívidas e capazes de suportar exposição solar sem se desvanecerem. Mas, esperemos, que mais tarde se possam alastrar ao segmento doméstico.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)