2021/09/26

Bug nos iPhone 13 Pro impedia apps de usarem 120 Hz

Acalmando os receios de que a Apple impediria apps concorrentes de tirar partido da maior fluidez dos 120 Hz nos iPhone 13 Pro, já ficou clarificado que se trata de um bug que irá ser corrigido.

O ecrã de 120 Hz é uma das maiores novidades da nova geração iPhone 13 Pro, que contam com frequência de actualização dinâmica que pode ir dos 10 Hz aos 120 Hz, ajustada continuamente para maior poupança de bateria ou fluidez. A Apple tinha prometido que todas as apps poderiam tirar partido disso de forma automática, aumentando a fluidez durante o scroll, mas muitas das apps estavam a ser limitadas a uma frequência de 60 Hz apesar de fazerem as alterações para tirar partido do refresh rate mais elevado; fazendo temer que a Apple estivesse a fazer isso propositadamente.

Utilizar uma app a 120 Hz e depois passar para uma a 60 Hz torna-se num retrocesso bastante notório, e não era descabido imaginar que a Apple o estivesse a fazer como forma de promover a utilização das suas próprias apps face a apps concorrentes. Mas felizmente parece não ser o caso, com a Apple a indicar que se trata de um bug no iOS e que será corrigido, de forma a permitir que todas as apps possam tirar partido dos 120 Hz tal como seria suposto, e tal como as apps da Apple fazem.

Tendo em conta que os iPads Pro há muito que contam com ecrãs de 120 Hz e nunca aplicaram qualquer limita às apps de terceiros, não faria muito sentido que a Apple optasse por fazê-lo nos iPhone; mas, vindo da empresa que durante muitos meses escondeu o abrandamento que fazia dos iPhones quando tinham baterias mais envelhecidas, já nada seria de surpreender.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)