2021/11/24

Fairphone faz chegar Android 10 ao Fairphone 2 com 6 anos

Contrariando a posição habitual de esquecimento ao fim de um par de anos, a Fairphone fez chegar o Android 10 ao seu Fairphone 2 com 6 anos.

Desde o início que a Fairphone quis marcar posição como empresa de smartphone sustentável, e demonstrar que os smartphones poderiam durar muito mais que os dois / três anos habituais, se os fabricantes se dignassem a mantê-los actualizados - e é precisamente o que faz, com actos que validam as suas palavras.

Embora não seja o Android 12 mais recente, nem tão pouco o Android 11 do ano passado, continua a ser notável que a Fairphone tenha disponbilizado o Android 10 para o seu Fairphone 2, fazendo com que provavelmente seja o único smartphone Android que conta com suporte oficial e actualizações ao fim de 7 anos.
As actualizações são, de facto, o ponto crítico nos equipamentos modernos - sendo que mesmo smartphones que se mantêm com hardware perfeitamente funcional, ficam quase obrigados a serem encostados, por deixarem de receber as actualizações de segurança que são imprescindíveis nos dias de hoje.

Talvez seja algo a que os consumidores comecem a dar mais valor no futuro, pois não há nada mais irritante do que ter um produto funcional que se tem que deixar de usar por causa de software (eu já fiquei "queimado" com um Chromebook Pixel, que apesar de ser uma máquina excelente, deixou de receber actualizações - ainda anterior à fase que a Google prometeu que manteria o Chrome actualizado independente do Chrome OS, para maior longevidade).

5 comentários:

  1. Eis então uma marca a colocar no topo da tabela de possíveis futuras aquisições. 👍👍

    ResponderEliminar
  2. Sinceramente porque é que isto deveria ser uma boa noticia?
    Estamos a falar duma actualização que demorou 7 anos e que ainda por cima é para 1 versão desactualizada.
    Era a mesma coisa que termos um PC com o Windows Vista e hoje ser actualizado para o Windows XP

    Acho que não é motivo de orgulho nenhum mas sim de chacota.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com a diferença que esse Android 10 teve atualizações de segurança até hoje e este Android 11 terá também. Pois, essas atualizações é que são importantes.

      Eliminar
    2. Apesar da analogia do Windows estar errada, percebi onde querias chegar.

      Desde que os patches de segurança sejam lançados, que pelo que percebi é algo que acontece com os Fairphone umas 4 ou 5 vezes ao ano, é o que realmente importa. E nisto a maior parte das marcas falha.

      O problema é que a maior parte das pessoas prefere um Android 12 com um security patch antigo do que um Android 10 com security patch recente... Prioridades.

      Eliminar
  3. ando eu aqui com o meu p9 lite com android 7

    ResponderEliminar