2021/11/10

Google Maps com ecrã de arranque animado

A Google está a actualizar os ecrãs de arranque das suas apps para o Android 12, e agora foi a vez do Google Maps.

Uma das alterações do Android 12 é a capacidade para suportar ecrãs de arranque animados para as apps, e a Google tem actualizado as suas apps para tirarem partido disso, sendo agora a vez do Google Maps.

Esta técnica dos "splash screens" nas apps é utilizada para apresentar algo imediatamente aos utilizadores enquanto a app carrega, ajudando a disfarçar o tempo de carregamento. Com a possibilidade de se usarem ecrãs animados no Android 12, a animação contribui para essa ilusão de mostrar o smartphone a trabalhar e tornar menos notório o tempo de carregamento - mas por outro lado revela uma tendência que se pode tornar preocupante, de também as apps mobile se estarem a tornar tão pesadas que já é necessário ter uma "animação" para amenizar a espera pelo seu carregamento.

Esperemos que estes ecrãs animados não sejam utilizados para evitar a devida optimização das apps de modo a que tenham um arranque instantâneo. Idealmente, nem deveriam necessitar de um "splash screen", apresentando de forma imediata o verdadeiro ecrã da app.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)