2021/11/13

Kia inicia produção do novo Sportage na Europa

A Kia iniciou a produção do novo Sportage na fábrica da marca em Žilina (Eslováquia), que recebeu as mais recentes tecnologias industriais.

A 5ª geração deste SUV é a mais recente de uma longa linhagem de versões que, desde 2006, têm saído daquela unidade. Mais de dois milhões de veículos Sportage foram ali fabricados, ajudando a satisfazer a elevada procura em toda a Europa.

Pela primeira vez na sua história de 28 anos, o Sportage apresenta-se com uma versão optimizada especificamente para os gostos europeus. Baseado numa nova arquitectura, o Sportage combina o design exterior musculado e moderno com um interior premium, onde se destaca o monitor curvo e abrangente integrado no tablier, que oferece ao condutor as melhores tecnologias disponíveis em conectividade.

Os novos grupos motopropulsores reforçam as capacidades deste Sportage, reduzindo as emissões e aumentando a economia de combustível. Uma versão híbrida eléctrica (HEV) surge em estreia, a qual se junta uma opção híbrida plug-in (PHEV). Esta dá prioridade à condução exclusivamente eléctrica e isenta de emissões para corresponder à maioria das deslocações do quotidiano, nomeadamente percursos entre casa e o trabalho e idas às compras. Na nova gama Sportage estão também disponíveis os mais recentes motores de combustão interna, a gasolina ou diesel. Demonstrando a avançada flexibilidade e o carácter modular que distinguem a fábrica da Kia na Eslováquia, todos os tipos de grupos motopropulsores do Sportage serão montados em Žilina.
Juntamente com os novos Sportage com tracção dianteira, também as novas variantes equipadas com um sistema de tracção integral serão produzidas na Eslováquia, o mesmo acontecendo com a versão GT-line. A fábrica europeia será ainda responsável por outra estreia no Sportage: o tejadilho preto agora disponibilizado com o Sportage GT-line, que ajuda a acentuar o perfil desportivo do veículo e destaca o dinamismo arquitetónico do pilar C.

A fábrica da Kia na Eslováquia já produziu três gerações do SUV Sportage, tendo começado pela segunda, em 2006. Desde então, cerca de dois milhões de viaturas deste modelo saíram das suas linhas de montagem: 104.500 da segunda geração, 797.500 da terceira e mais de um milhão da quarta, cuja produção se iniciou em finais de 2015. Já em 2021, decorridos 15 anos desde a abertura deste complexo fabril, foi atingido o marco de 4 milhões de Kia produzidos na Europa.

O novo Kia Sportage chega a Portugal no primeiro trimestre de 2022.

[publicado originalmente no Pela Estrada Fora]

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)