2021/11/13

Starship SN20 testa os 6 motores com sucesso

A SpaceX testou com sucesso o disparo dos seis motores montados na Starship SN20, abrindo caminho para o seu primeiro voo no espaço.

Há algum tempo que não temos visto os protótipos Starship a voar, mas isso é porque a SpaceX prepara um importante passo para o próximo teste. Depois dos testes feitos na atmosfera, a próxima SN20 deverá chegar ao espaço, e para isso está equipada com seis motores: 3 motores Raptor optimizados para funcionamento na atmosfera, e 3 motores optimizados para funcionamento no vácuo do espaço.


Até agora os testes apenas elevaram os protótipos Starship até cerca de 10 mil metros de altura, de onde fez a sua impressionante manobra de reentrada horizontal com transição para vertical quando está prestes a aterrar, mas para o próximo teste teremos a Starship montada no topo de um booster Super Heavy, que lhe dará assistência para chegar a órbita - e sendo também ele reutilizável.

Ainda estão a ser resolvidas as questões burocráticas das autorizações de lançamento, mas espera-se que este primeiro voo orbital da Starship possa acontecer ainda este ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)