2021/11/01

Ladrões usam "Game Boy" para roubar carros

Há novo motivo de preocupação para quem tiver carros com chaves wireless, pois existe um "Game Boy" que permite replicar a chave e facilitar a vida aos ladrões.

Fabricado por uma empresa búlgara SOS Auto Keys, este pequeno dispositivo com o aspecto de um Game Boy é comercializado como ferramenta para dar assistência a veículos em que se tenha perdido a chave - fazendo a cómica referência de que apenas deve ser utilizada para fins legítimos. Mas apesar do seu preço de 24 mil euros, é o tipo de ferramenta que logicamente se torna especialmente atractiva para os amigos do alheio, e já estando a ser apanhada em uso no terreno: no Reino Unido as autoridades apanharam um trio que já tinha roubado cinco Mitsubishi Outlanders - e seguramente não serão os únicos.

Ao contrário dos anteriores sistemas de retransmissão, em que era necessário ter um transmissor na proximidade da chave legítima, cujo alcance era ampliado ao transmitir o sinal para outro comparsa perto do veículo, neste caso o dispositivo consegue abrir as portas e colocar o veículo em funcionamento sem necessidade da chave, para uma série de marcas.


Só acho estranho que a Nintendo, com a sua habitual paranóia de iniciar processos contra tudo e todos que usem seja o que for da sua marca, ainda não tenha exigido que a tal empresa deixe de vender um produto tão polémico usando uma caixa que replica o aspecto do Game Boy.

7 comentários:

  1. Isto com um gameboy. Nem imagino com uma switch.
    É uma piada. Mas é mt grave haver esta disponibilidade a qq um. E nao haver uma segurança maior nos algoritmos das chaves

    ResponderEliminar
  2. Razão teem os "velhos" não há melhor segurança que o velhinho corta corrente escondido algures no carro aí nem com a chave o levam. O problema é que a parafernália de "mariquices" que teem que ser configuradas algumas até com máquina de diagnóstico nos carros actuais quando se muda uma simples bateria.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo.
      Como costumo dizer "há coisas "burras" que devem permanecer burras".

      Eliminar
  3. ainda numa das ultimas noites tentaram roubar uma carrinha na minha rua, nao conseguiram devido ao corta corrente que o velhote tinha instalado :D

    ResponderEliminar
  4. Essa loja diz que este "game boy" é para KIa e Hyunday.

    ResponderEliminar