2021/11/11

n8n - Workflow Automation automatiza tarefas com programação visual

Gostariam de criar automações como no IFTTT mas com ainda maior versatilidade e sem ficarem dependentes de um serviço externo? Então espreitem este n8n.

A n8n é uma ferramenta open-source para optimização de tarefas usando um interface gráfico. Num dos exemplos fornecidos, vemos como se pode fazer com que marcar um projecto no GitHub com uma estrela possa enviar uma mensagem no slack. Mas as integrações são muito mais vastas, com mais de uma centena delas, incluindo serviços como o Gmail, Dropbox, Home Assistant, YouTube, Zoom, Google Calendar, PayPal, Strava, Twitter, e muitos outros.


Ao contrário do que acontece com o IFTTT, em que se fica limitado a operações básicas (a não ser que se pague), aqui estamos livres para criar acções com a complexidade que se desejar, sempre com um aspecto visual de ligação de nós que facilita perceber o que está a acontecer.

Embora também esteja disponível em versão cloud para quem não se quiser chatear, o seu ponto principal é o de poder ser instalado numa máquina do próprio utilizador, para não ficar dependente de um serviço externo que vá mudando as regras ao longo do tempo, ou até que deixe de existir (encerrando actividade ou sendo comprado por outra empresa) deixando os utilizadores abandonados e encravados - situação que infelizmente se vai tornando cada vez mais frequente.

1 comentário: