2021/11/11

Apple facilita descoberta de AirTags escondidas - e simplifica vida aos ladrões

No iOS 15.2 beta a Apple facilitou o processo de descobrir AirTags que estejam por perto, mas ao fazê-lo facilita também a vida aos ladrões e arrisca-se a tornar as AirTags muito menos úteis.

Os pequenos botões AirTags da Apple permitem saber a localização de todo o tipo de produtos, mas após serem apresentados não demoraram a surgir preocupações quanto à possibilidade de serem usados para seguirem pessoas sem o seu conhecimento - sendo que o seu pequeno tamanho permite que sejam facilmente escondidos numa mochila, ou até num casaco. Terá sido no seguimento dessa preocupação que a Apple adicionou no iOS 15.2 uma opção "Items That Can Track Me" para verificar que AirTags ou outros produtos da rede "Find My" poderão estar por perto sem estarem associados ao smartphone, potencialmente revelando dispositivos que estejam a ser usados para segui-lo.
O problema é que, ao facilitar esta descoberta, a Apple também dá aos ladrões a ferramenta perfeita para rapidamente descobrirem se alguma coisa que roubaram tem algum localizador AirTag ou equivalente - até chegando ao ponto de dar instruções sobre como desactivar o localizador.

Os AirTags continuarão a ter valor para encontrar objectos perdidos, mas com esta nova função perdem todo o valor para efeitos de encontrar objectos roubados - pois os ladrões poderão facilmente descobrir e desactivar qualquer AirTag que pudesse estar a ser usado para saber por onde anda.


Actualização: Nos EUA têm aumentado os casos de serem os ladrões a usar AirTags para localizarem os carros que querem roubar.

1 comentário:

  1. a vida dos ladrões já estava simplificada: https://github.com/seemoo-lab/AirGuard

    ResponderEliminar