2021/11/29

Nissan revela modelos eléctricos para o futuro

A Nissan revelou quatro protótipos que mostram o caminho que deseja seguir para os seus futuros modelos eléctricos.

A Nissan é uma das empresas que tem sido pioneira nos automóveis eléctricos. Há uma década, com o lançamento do Leaf, era-nos prometida uma revolução que, infelizmente, tem tardado em acontecer; e que a Nissan deixou escapar, dando à Tesla a oportunidade para se ter implantando no mercado com o Model 3. Com o Leaf a continuar a ser a imagem de marca da Nissan para os eléctricos, está na altura de desvendar a próxima etapa. E essa etapa chega com quatro protótipos que servem de guia para o que há-de vir.
Os quatro modelos simbolizam quatro sentimentos: Chill-Out (crossover), Max-Out (descapotável desportivo), Surf-Out (pick-up), e Hang-Out (um utilitário com lugares rotativos que se pode transformar numa "sala" de trabalho ou lazer).

Agora resta saber quanto destas intenções se irá materializar nos modelos comerciais que vierem a ser produzidos no futuro, mas o que é certo é que a marca nipónica continua a fazer uma forte aposta na nova geração de baterias solid-state que espera trazer para o mercado em 2028. A Nissan diz também que nos próximos anos espera que 75% dos automóveis vendidos na Europa sejam "electrificados", mas isso engloba não só os veículos 100% eléctricos como também os híbridos.


2 comentários:

  1. Espero que não ponham daquelas baterias do Leaf, a 30k cada uma.

    ResponderEliminar
  2. Tenho um Nissan LEAF dos primeiros a chegar a Portugal (com 10 anos) e a bateria tem cerca de metade da capacidade de origem. Quando o comprei achei que por esta altura iria ser possivel troar a bateria por uma de nova geração com mais capacidade, mas infelizmente a Nissan prefere vender um carro novo que facilitar a troca das baterias, e a bateria tem alguma electronica de controle e gestão de carga que comunica como carro o que também dificulta o aparecimento de packs de baterias alternativas... já parece o iPhone com baterias internas.
    Há uns 5 anos que li que a Nissan iria ter uma frota de carros eléctricos de todos os géneros e feitios, e passado 10 anos do seu primeiro carro eletrico de grande volume (e sucesso) continuam a não ter praticamente mais nada alem do LEAF (e a carrinha NV200 com o motor do LEAF) já parece a Toyota que há 25 anos que tem híbridos (que tem a tecnologia de um carro eletrico mais a tecnologia do motor de combustão mais a complexidade de conciliar os 2) mas nunca quiserem fazer um carro 100% eletrico..

    ResponderEliminar