2021/11/27

Pedal de efeitos com Raspberry Pi e PatchboxOS + MODEP

Ideal para os músicos que queiram um sistema de efeitos e gravação ultra-compacto, este projecto condensa um raspberry Raspberry Pi 4 numa caixa pouco maior que um pedal de efeitos.

Não é preciso recuar muitas décadas para que os guitarristas se lembrem dos preços obscenos cobrados pelos pedais de efeitos, que faziam apenas um só efeito e nada mais. Hoje em dia, por uma fracção do preço, podemos ter um autêntico estúdio compacto, capaz de fazer não só todo o tipo de efeitos que puderem imaginar, como também fazer gravação multi-pistas - e tudo a preço acessível e num tamanho ultra compacto, como demonstra este projecto Tiny Audio Effects Rig.
Para além do RPI4 que está no centro do projecto, o resto do segredo reside maioritariamente no uso do PatchboxOS + MODEP, um sistema pré-configurado para aplicações de áudio no RPI - e que por si só já será suficiente para grande parte das pessoas - mas ao qual foi adicionado o DAW Reaper neste caso, para ainda maior versatilidade.

Quer seja para usar especificamente com guitarras, com voz, outros instrumentos musicais, ou outras aplicações de áudio, vale a pena espreitar este projecto e ver as potencialidades da utilização de um Raspberry Pi 4 para este efeito.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)