2021/11/22

Spotify tira botão de "shuffle" após pedido de Adele

O Spotify acedeu ao pedido da popular artista Adele, removendo o botão de reprodução aleatória nos álbuns, para que as músicas sejam ouvidas na ordem "correcta".

Não é todos os dias que os clientes pagantes por um serviço percam funcionalidades face aos clientes gratuitos, mas é precisamente o que agora acontece no Spotify em resultado de um pedido da cantora Adele. A artista disse que só tinha um único pedido a fazer, que era que o de garantir que os ouvintes ouvissem os álbuns pela ordem que os artistas decidiram, e por um qualquer motivo obtuso, o Spotify decidiu aceder, removendo o botão shuffle play dos álbuns.


Quer isto dizer que os clientes pagantes do Spotify deixam de ter controlo sobre a forma como querem ouvir a música pela qual pagam, ficando limitados a ouvir álbuns pela ordem sequencial. Uma decisão completamente absurda, tendo em conta que essa opção sempre existiu, e que qualquer cliente podia ouvir os álbuns por ordem, ou, se assim o entendesse, ouvisse as músicas por ordem aleatória.

Infelizmente, esta é uma tendência que se vê em diversos sectores da indústria do entretenimento, como os realizadores que se insurgem com os modos "motion smoothing" nos televisores, porque querem preservar os ultrapassados 24 fps do cinema (ao menos por enquanto ainda vamos tendo a liberdade de poder escolher esses modos, por muito que algumas apps insistam em mudar as definições).

Deverão os artistas ditar a foram como as suas criações são consumidas pelos fãs / clientes? Parece-me um mau precedente, especialmente quando se trata de remover opções que, como o próprio nome indica, era algo que ficava ao critério do utilizador: que tanto podia optar por ouvir um álbum em sequência, como ouvir em modo aleatório.


Actualização: Afinal continua a ser possível ouvir um álbum em modo aleatório, mas isso tem que ser feito a partir do ecrã que mostra as músicas individualmente.

5 comentários:

  1. Desculpa, mas estou com a Adele, prefiro que o botão de Play de um Álbum, comece a tocar a 1ª música desse álbum, e não uma qualquer como era até agora, e toque as seguintes de forma sequencial, e não aleatória como era até agora.

    ResponderEliminar
  2. Eu acabo também com concordar com a Adele. Os álbuns são criados com uma ordem e sequencia que merece ser ouvida como tal. O mesmo, para paylist e outro tipo de conteúdos, podem ter a opção de shuffle.

    ResponderEliminar
  3. Eu também acho que está muito melhor assim. Sempre estranhei o botão de Play estar em shuffle por default. Muito bem, devia ser assim para todos os álbuns.

    ResponderEliminar
  4. esperemos que os 24fps do cinema continuem por muitos bons anos.

    ResponderEliminar
  5. alhos & bugalhos ... mas neste duelo que ganhe a Adele

    ResponderEliminar