2021/12/09

Amazon vai encerrar site de rankings Alexa.com

A Amazon vai encerrar o serviço de rankings de sites web Alexa.com em Maio de 2022.

Em funcionamento há 25 anos, o Alexa.com foi, durante muito tempo, um dos sites de referência para avaliação de sites na web através da sua ferramenta "site info". Mas esse papel foi perdendo protagonismo ao longo dos últimos anos, incapaz de competir com outras ferramentas ao estilo do Google Analytics ou dados hiper-detalhados fornecidos por serviços como o Facebook - que se agravam ainda mais com as políticas de privacidade e o fim anunciado dos cookies. Aliás, o próprio site deixou de ter tráfego significativo a partir de 2016, o que terá contribuído para que o Alexa.com deixe de fornecer estatísticas a partir de 1 de Maio de 2022.
Para além do desinteresse da Amazon nesta área, estará também o "conflito" deste serviço com o da sua assistente pessoal Alexa. Muitas pessoas ficariam confundidas ao tentar visitar o Alexa.com - que ainda por cima indica ser da Amazon - e descobrir um serviço empresarial de estatísticas, em vez de algo referente à assistente. Algo que seguramente a Amazon irá tratar de resolver rapidamente assim que o serviço for encerrado.

Não será surpresa que a Amazon encerre o Alexa.com actual para recriar um novo Alexa.com dedicado à sua assistente digital; a surpresa será ter demorado tanto tempo a fazê-lo.

1 comentário:

  1. O Bezos já tem um império tão vasto que até se dá ao luxo de deixar um dos sites mais importantes de sempre na história da internet em banho Maria.
    🤔

    ResponderEliminar