2021/12/23

Android 13 vai permitir escolher línguas diferentes para cada app

A Google está a preparar uma funcionalidade para o Android 13 que será do agrado de todos os que gostam de usar apps em línguas diferentes da do sistema.

Não há nada mais irritante do que usar apps que se limitam a seleccionar automaticamente a língua definida no sistema e não dão qualquer opção para mudar para outra manualmente. Pode dar-se o caso de ser uma app que esteja mal traduzida, ou simplesmente uma preferência pessoal, de querer ter o Android em português mas querer usar algumas apps em inglês, ou outras noutras línguas - e tudo isso poderá ficar resolvido na próxima versão Android 13.

Embora algumas apps permitam escolher manualmente a língua de forma independente da que se tem no sistema, isso é algo que cada developer tem que fazer para cada app. Mas no próximo Android 13 essa selecção poderá passar a ser uma funcionalidade do próprio sistema, deixando que os utilizadores escolham individualmente a língua para cada app, mesmo que a app por si não deixe escolher a língua. Para todos os efeitos, será como se a app X pense que está a usar um Android com o sistema em inglês, e a app Y pense estar num Android com sistema em francês - e sendo possível definir a língua de forma individual para cada app.

Faz-me recordar os tempos que sofri na Xbox, quando para ter uma conta associada a Portugal tinha obrigatoriamente que utilizar o sistema em português, não permitindo seleccionar inglês (como prefiro). Finalmente, lá corrigiram a situação, e no Android parece que também irá ficar corrigido já no próximo ano, com a chegada do Android 13.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)