2021/12/14

Android 13 vai permitir tarefas intensivas em background

A Google vai permitir desligar o sistema que encerra tarefas em background no Android, mas provavelmente só no próximo Android 13.

A forma como o Android lida com as tarefas em background parece uma verdadeira montanha-russa. De início todas as apps tinham quase total liberdade para fazerem o que quisessem, resultando em apps que, propositadamente ou por má programação, consumiam recursos intensivamente a tempo inteiro. A Google lá acabou por reconhecer o problema, começando a aplicar mais restrições ao que podia manter-se em funcionamento em background, e que no Android 12 chega ao ponto de impedir que as apps criem mais de 32 sub-processos ou consumam demasiados recursos - nesses casos, para não prejudicar a autonomia, esses processos são encerrados.

O problema, é quando se tratam de apps que precisam desses recursos e que os utilizadores desejam manter em funcionamento. Algo que a Google também vem reconhecer que é um caso válido, anunciando que irá implementar uma opção que desactiva esta limitação das tarefas em background em Settings->Developer Options->Feature flags.


Sendo a Google fã das opções para tudo, é de estranhar porque motivo esta opção não tenha sido adicionada desde logo, sabendo-se que seria causadora de potenciais problemas nalguns cenários de utilização de apps intensivas. Ainda para mais, sabendo-se que o cenário de actualizações para novas versões Android continua a ser algo que tem que ser melhorado substancialmente, e que faz com que muitos utilizadores não possam utilizar os seus smartphones como desejariam, no caso de terem um com Android 12 que lhes vai "matar" as apps em background.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)