2021/12/31

Buzina "simpática" e efeitos sonoros para o carro

Gostavam de ter um som de buzina para dar uns toques mais simpáticos ou criar uns sons divertidos? É extremamente simples adicioná-los, e nem é preciso saber programar.

Vivemos numa sociedade em que grande parte da população vive constantemente zangada, e onde a mais simples coisa pode ser mal-interpretada. Isso torna-se particularmente evidente com as buzinas nos carros, onde alguém a tentar dar um toque amistoso para alguém tirar os olhos do smartphone e ver que o semáforo já está verde, pode ser interpretado como um insulto que justifica confrontação física. Mas o projecto de hoje pode dar uma ajuda: um sistema que permite adicionar um toque de buzina mais simpático e / ou, também qualquer série de efeitos sonoros que desejem.
O elemento central deste projecto é uma pequena placa Adrafuit Audio FX, que dispensa qualquer tipo de programação. A placa permite ligar até 11 botões, cada um podendo activar um som específico (ou até múltiplos sons cada) - e a melhor parte é que funciona como se fosse uma pen USB, bastando colocar lá os ficheiros de áudio. A placa está disponível em versões com 2 MB e 16 MB de memória, e com saída áudio via ficha de 3.5 mm ou amplificada para ligação directa a colunas.


Considerando que os carros eléctricos já são obrigados a ter colunas no exterior para fazer o "som eléctrico" para sinalização, acho que este tipo de projecto vai tornar-se cada vez mais comum nos próximos anos.

1 comentário: