2021/12/31

Adeus 2021 - Olá 2022

Estamos prestes a entrar em 2022, mas as expectativas de que este ano significasse o regresso à normalidade estão a ser afundadas mesmo nos últimos instantes.

Quando se pensava que por esta altura estaríamos a despedir-nos da tragédia da pandemia Covid-19 e a tentar apagar as más memórias, eis que a variante Omicron chega para estragar o final de ano e - pior ainda - o arranque do novo ano. O número de casos voltou a disparar, fazendo eclipsar todas as vagas anteriores. E embora por agora o impacto a nível de mortes não esteja a ser significativo (provavelmente devido à maioria da população já estar vacinada), há países onde se tem registado um número preocupante das hospitalizações de crianças - uma faixa da população que até agora tinha passado relativamente ao lado dos efeitos Covid-19 mais sérios.


Não desvalorizando as questões de saúde, com as quais - como sempre aconteceu - temos que aprender a conviver, em termos tecnológicos temos boas, e más, coisas aguardar para 2022. Começando pelas más, o cenário Covid-19 continuado faz com que devam continuar os problemas de produção e fornecimento de peças e componentes, o que se traduzirá no aumento de preços e dificuldade de encontrar produtos. Mas, olhando para as coisas boas, em 2022 perspectiva-se a entrada numa nova fase da era da realidade virtual e realidade aumentada, caso a Apple cumpra com as expectativas de lançar os seus primeiros óculos. O potencial transformador é imenso, a inúmeros níveis - e o mais caricato é que poderá vir a conseguir fazer tudo aquilo que a Google esperava conseguir quando lançou os Google Glass em 2013.

Acima de tudo, o mais importante é permanecer por cá para ver todas as coisas boas que venham a surgir, superando as coisas más. Por isso, mantenham-se com saúde e em segurança.

4 comentários: