Os Amazon Web Services (AWS) são uma gama de serviços na cloud disponibilizados pela Amazon, em que os utilzadores normalmente pagam em função do uso que é dado. Mas no caso de Jonny Platt, a sua conta normal deu lugar a um cenário de pesadelo, quando viu que em vez dos $300 que costumava pagar, tinha uma conta de 45 mil dólares para pagar!
🎄 Excited to announce I just received my Christmas present from @awscloud!
— Jonny Platt (@jonnyplatt) December 14, 2021
😱 Horrified to see it's $45,000 in charges due to some scammer hacking my account + mining Crypto for the last few weeks
⏰ Had no sleep last night. It's now 23 hrs since my support ticket & no reply.
O conta devia-se a um hacker que se conseguiu infiltrar na sua conta e usar os serviços para minerar Monero - sendo que ridiculamente conseguiu apenas minerar 800 dólares, com um custo de 45 mil! - mas no processo demonstra vários detalhes que podem servir de alerta.
Por exemplo, quem quiser contactar a Amazon por telefone, para tentar esclarecer o que se passa, descobre que o acesso telefónico tem preço em função do valor mensal gasto. Isto fazia com que um simples telefonema para expôr a situação, fosse custar entre 2 e 3 mil dólares!
📞 Why not just call them? Great idea!
— Jonny Platt (@jonnyplatt) December 14, 2021
I knew phone support was 'just' $100/month. But it's actually a percentage of monthly spend.
Previously my spend was $300, so I'd pay a max of $100.
This month? $45k. So to call for help will cost me between $2-3,000.
Curiosamente, a Amazon disponibiliza um serviço "Cost Anomaly Detection" que tem por objectivo detectar situações anormais que provoquem custos excessivos suspeitos. Talvez este seja o caso que demostra que isso deveria ser algo incluído de origem para todos os clientes.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)