2021/12/19

Quanto tempo demoraria a ler todos os contratos de serviços online?

Ler os contratos de utilização dos serviços pode, nalguns casos, demorar tanto tempo quanto ler Macbeth de Shakespeare.

Os termos e condições de utilização de um serviço são daquelas coisas que a esmagadora maioria das pessoas se limita a clicar em "aceito" sem lerem o que lá é dito. Mas mesmo que quisessem ler, rapidamente descobririam que em grande parte dos serviços isso seria uma tarefa impossível, nalguns casos quase rivalizando com a leitura de obras literárias completas.

Ler os termos de serviços da Microsoft é coisa para demorar mais de uma hora a percorrer as suas 15 mil palavras, ficando a menos de 10 minutos de distância da leitura de Macbeth com 17 mil palavras.

Também o Spotify, TikTok e Apple ficam no grupo em que se teria que perder mais de 30 minutos a ler todas as condições; com Zoom, Tinder, Uber e Twitter a ficarem no grupo dos 20 minutos. Curiosamente, até o Facebook consegue ser mais condensado, com 4 mil palavras que podem ser lidas em 17 minutos, e no final da tabela temos o Instagram com cerca de 2500 palavras que podem ser lidas em menos de 10 minutos.
Caros serviços, se até o Facebook consegue usar apenas 4 mil palavras, não há desculpa para que quaisquer condições de utilização de um serviço necessitem de 10 ou 15 mil palavras!

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)