2021/12/19

Vidro auto-adaptativo aquece no Inverno e arrefece no Verão

Investigadores criaram um vidro que parece ser a solução que há muito se aguardava, permitindo aquecer e arrefecer edifícios automaticamente, em função da época do ano.

Actualmente, temos o dilema de que os vidros criados para isolar do aquecimento excessivo no Verão também evitam o aquecimento solar que seria desejado no Inverno, e vice-versa, com os vidros que deixam passar a radiação solar no Inverno a fazerem-no também no Verão, quando isso seria indesejável. Mas a solução poderá estar para breve.

Este novo vidro auto-adaptativo consegue aquecer ou arrefecer os edifícios, e ainda por cima consegue fazê-lo de forma completamente passiva, sem necessidade de controlos eléctricos. O vidro tem várias camadas de nano-partículas, funcionando exclusivamente através da temperatura e comprimentos de onda dos infra-vermelhos.
Durante o Verão, o vidro bloqueia a radiação solar (near infrared) que provoca o aquecimento, mas permite a saída da radiação térmica (long infrared) para facilitar temperaturas mais frescas no interior das casas. No Inverno, o vidro adopta o comportamento oposto, permitindo a entrada de radiação solar e bloqueando a saída do calor irradiado do interior.

Em simulações para um edifício de escritórios de tamanho médio, este vidro pode permitir poupanças de energia de 330 MWh por ano, cerca de 10% da energia que seria necessária usando vidro tradicional.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)