2021/12/25

Como converter vídeos em vídeos ASCII Art

Se procuram uma forma para dar um toque de originalidade (e nostalgia) a um vídeo, espreitem este projecto que mostra como o podemos converter num vídeo ASCII Art.

Normalmente dedicamos as nossas rubricas "faça-você-mesmo" a projectos de hardware, mas destas vez não será necessário pegar num ferro de soldar ou comprar qualquer componente, pois passa-te tudo no mundo da programação.

A origem da arte ASCII remonta aos tempos em que os computadores nem sequer tinham um modo gráfico, limitando-se a poder representar letras, números e símbolos, codificados no sistema ASCII. Portanto, as pessoas usam a sua criatividade, usando esses caracteres para tentarem recriar imagens gráficas. Nessa altura era motivo de grande gabarolice ter um qualquer poster saído de uma impressora, que nos apresentasse um qualquer personagem - e durante anos tive um Astérix em ASCII Art impresso em folhas perfuradas, orgulhosamente exposto no quarto. E saído de um computador que ainda usava floppies de 8"! :)

Com a evolução, não só o mundo da arte ASCII se tornou uma curiosidade, como até se tornou possível ter "vídeo ASCII", e é precisamente isso que este projecto de conversão vídeo para vídeo ASCII explica como fazer.

No final, podem fazer coisas como estas:




2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Muito bom. A resolução final em ASCII fica surpreendente.

    ResponderEliminar