2021/12/10

Google leva jogos Android para o Windows em 2022

A Google vai criar uma app Google Play Games para Windows, que disponibilizará os jogos Android da Play Store no sistema operativo da Microsoft.

Embora a MS tenha anunciado que o Windows 11 irá ter capacidade para correr apps Android, a Google parece não querer deixar isso em mãos alheias, nem através de sistemas como o BlueStacks. Por isso, diz que vai disponibilizar uma app Google Play Games, que permitirá que os utilizadores em Windows continuem a ter acesso a toda e qualquer jogo na Play Store, e mantendo a sessão sincronizada com outros dispositivos - para que seja possível continuar no PC um jogo que se estava a jogar no smartphone, ou vice-versa.

Infelizmente, a Google não avançou grandes detalhes sobre como isto será conseguido, diznedo apenas que os jogos serão executados localmente no Windows 11, sem recurso a streaming; e que se trata de uma solução desenvolvida inteiramente pela Google, sem qualquer parceria com a Microsoft ou BlueStacks.

Claro que não é preciso muito para se imaginar que será ridículo se a Google se limitar a disponibilizar jogos. Se o seu sistema consegue garantir que os jogos Android funcionarão bem em Windows, então o mesmo poderá ser feito (com ainda maior facilidade) com toda e qualquer app, mesmo que não seja um jogo. Ou seja, em vez de um Google Play Games, poderemos vir a ter simplesmente uma Google Play Store genérica, que trata o Windows como mais uma plataforma - e se, um algum dia, a Apple se vir forçada a abrir o iOS a app stores concorrentes, não seria descabido que, de forma idêntica, teríamos a Google Play Store para iOS (mas antes disso, veremos se a Google se vai dar ao trabalho de disponibilizar o Google Play Games para macOS).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)