2021/12/25

Holanda obriga App Store a aceitar pagamentos alternativos nas apps de encontros

A entidade reguladora holandesa obrigou a Apple a aceitar pagamentos por métodos alternativos para as apps de encontros na App Store.

Apesar da Apple fazer tudo o que pode, neste momento mais parece uma empresa perdida a tentar adiar o inevitável. Também a Holanda se junta aos países que exigem que a Apple deixe as apps usarem métodos de pagamento alternativos, que escapem ao pagamento de comissões - embora, e infelizmente, neste caso tenha feito a exigência especificamente para apps de encontro, como o Tinder.

A Apple tem até 15 de Janeiro para implementar as alterações, ou arrisca-se a uma multa de até 50 milhões de euros. E, tratando-se de uma exigência de um país da UE, é de esperar que o mesmo se tenha que aplicar a todos. Sendo que, talvez mais demorado mais igualmente inevitável, será ver esta decisão a abranger todas as apps e não apenas as de uma categoria especifica - não fazendo qualquer sentido que uma app de encontros possa escapar às comissões, mas outros tipos de apps não.

Parece que, após uma década, a Apple vai mesmo ser forçada a seguir aquilo que inicialmente tinha sido prometido: de que a App Store não era um serviço em que a Apple quisesse ganhar dinheiro, mas principalmente como algo em benefício dos developers e que apenas rendesse o dinheiro suficiente para ser auto-sustentável e não gerar prejuízo.


Actualização: A Apple vai permitir pagamentos alternativos, mas prometendo continuar a lutar contra isso.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)