2021/12/10

Nikon vai usar compressão TicoRAW para gravar vídeo 8K na Z9

A Nikon já revelou que "segredo" vai usar para gravar vídeo 8K RAW a 60 fps na sua Z9: o sistema de compressão TicoRAW da intoPIX.

Estamos tão habituados a ver a tecnologia a evoluir naturalmente ao longo dos anos, que nem sequer parámos por momentos para pensar no que é que essa evolução implica: especialmente no que diz respeito à transição do vídeo 4K para o vídeo 8K.

Um único frame RAW com resolução 8K equivale a algo como 7680 x 4320 pixeis com 8 / 10 / 12 bits por pixel. Ou seja, algo próximo dos 40 MB por frame. Multiplicando pelas 60 frames por segundo indicadas pela Nikon, ficamos com uma taxa de transferência de dados e de espaço ocupado de 2.4 Gigabytes por cada segundo de vídeo! Até um SSD de 1 TB apenas permitiria guardar cerca de 7 minutos de vídeo.

É aqui que entra a tecnologia de compressão. O sistema TicoRAW que a Nikon Z9 vai utilizar foi concebido para lidar com enorme fluxo de dados em tempo real, e com a grande vantagem de dispensar a necessidade de um buffer para o frame total.
Em modo sem perda de qualidade, este sistema consegue aumentar a capacidade em cerca de 50%, permitindo gravar 11 minutos de vídeos num SSD de 1 TB. Se se aceitar um pouco mais de compressão (que a IntoPIX diz ser visualmente imperceptível), podemos passar desses 11 minutos para 27 minutos, ou até para 54 minutos. E isto, relembre-se, falando de vídeo em RAW, com toda a versatilidade para fazer pós-processamento sem as limitações dos formatos MPEG.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)