2021/12/11

Nissan revela rover lunar com tecnologia e-4ORCE

A Nissan revelou, no evento Nissan Futures, um protótipo de rover lunar desenvolvido em parceria com a Agência Aeroespacial do Japão (JAXA).

O Centro de Inovação de Exploração Espacial JAXA está a realizar pesquisas sobre veículos lunares, uma tecnologia chave para a exploração espacial e a Nissan trabalha com a JAXA desde Janeiro de 2020 no desenvolvimento da capacidade de progressão dos rovers nas exigentes condições que irão enfrentar. Um veículo lunar deve ser capaz de progredir nos pisos de pó, rochosos e ondulantes da Lua e ser eficiente em termos energéticos, já que as fontes de energia para veículos operacionais no espaço são limitadas.

A pesquisa da Nissan aplica a tecnologia de controlo dos motores que a empresa desenvolveu através da sua produção de automóveis eléctricos de comercialização em massa, como o LEAF, bem como a tecnologia de controlo de precisão das rodas e-4ORCE, em destaque no novo crossover eléctrico Nissan ARIYA. Em particular, é o sistema e-4ORCE que está a impulsionar o desempenho do rover lunar em terrenos complicados. A Nissan tem-se focado no desenvolvimento de um desempenho de condução estável que permite aos clientes conduzirem os seus automóveis com maior confiança. A tecnologia e-4ORCE da Nissan controla com precisão as quatro rodas de forma independente, proporcionando ao condutor total confiança em condições diversas.

Na sua pesquisa conjunta com a JAXA, a Nissan está a desenvolver a tecnologia e-4ORCE para melhorar o seu desempenho em terrenos arenosos e outras condições adversas. Quando os automóveis são conduzidos na areia, as suas rodas frequentemente perdem aderência, giram e escavam, impedindo o progresso. É necessário que o condutor possua um elevado nível de capacidade de condução para evitar ficar imobilizado. Para responder a esta necessidade, a Nissan desenvolveu controlos da força de tracção que minimizam a patinagem da roda de acordo com as condições de aderência da superfície.

[publicado originalmente no Pela Estrada Fora]

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)