2021/12/12

Tesla suspende encomendas dos Model S e X na Europa

A Tesla está a ser vítima do seu próprio sucesso, agora anunciando que não aceitará mais encomendas dos Model S e Model X na Europa.

O processo de transição dos antigos Model S e Model X para os novos modelos está a revelar-se uma gigantesca dor de cabeça para a Tesla e, principalmente, para os clientes. Aquilo que deveria ser uma interrupção de um mês transformou-se numa interrupção por mais de meio ano, e que fora dos EUA se prepara para ser prolongada para ano e meio. A situação está tão má que a Tesla suspendeu as encomendas dos Model S e Model X fora dos EUA e diz que só as deverá retomar na Europa na segunda metade de 2022.

É certo que há toda uma conjuntura que complica o cenário, como a situação da falta de chips, mas a forma como a Tesla tem lidado com o assunto também não está isenta de críticas: como a "chantagem" feita sobre os clientes que foram os primeiros a encomendar os Model S e Model X, mas que depois viram as suas entregas serem adiadas "indefinidamente" a não ser que pagassem um preço actualizado mais caro.

É o tipo de situação capaz de fazer alguns clientes dizerem o adeus definitivo a uma marca, a que se juntam todos os demais que não estiverem dispostos a esperar mais um ano por um automóvel, especialmente quando começam a chegar ao mercado cada vez mais modelos. Afinal, até a Porsche disponibiliza os seus Taycan base no mesmo patamar de preço, com entrega em prazos inferiores, e sem - a meio da encomenda - dizer que afinal têm que pagar mais uma dezena de milhares de euros se quiserem receber o carro.

3 comentários:

  1. Não percebo porque o atraso de 6 meses do Modelo S é notícia mas anos e meio da Audi não é... https://ecomento.de/2021/12/13/wartezeiten-von-bis-zu-15-jahren-fuer-e-autos-und-hybride/

    ResponderEliminar
  2. Natural. Terāo de aprender com japoneses e coreanos, que para manter clientes é preciso dar-lhes confiança, nāo é só gadgets...

    ResponderEliminar