2021/12/15

WhatsApp esconde estado "visto pela última vez" de desconhecidos

O WhatsApp passou a impedir que pessoas e apps desconhecidas pudessem ver a última vez que utilizadores estiveram online.

Quem usa o WhatsApp estará habituado a ver informação que indica quando foi a última vez que um dos seus contactos esteve online. Informação que é útil em situações normais, mas que infelizmente também se torna numa forma de monitorização para determinar quando alguém está online. E o pior de tudo é que o WhatsApp permitia que qualquer desconhecido, com quem nunca se tivesse interagido, pudesse ver essa informação, potenciando a criação de ferramentas de vigilância abusiva - que agora (finalmente) tenta evitar.

A partir de agora o WhatsApp vai esconder o estado "visto pela última vez" de apps e pessoas com quem nunca se tenha contactado. Isto, além da opção já existente que já permitia que os utilizadores pudessem escolher o grau de visibilidade dessa informação; sendo que também está a ser testada uma variante que permite escolher entre mostrar ou esconder esta informação para cada contacto individualmente, para permitir que uns possam ver mas outros não (actualmente, ou se partilha com todos os contactos ou com nenhum).

É assustador pensar como é que alguém, no WhatsApp, achou a certo ponto que seria boa ideia revelar informação sobre os seus utilizadores a pessoas desconhecidas com quem nunca tiveram qualquer contacto. E isso acaba por ser também um infeliz retrato do panorama digital actual, em que as coisas parecem ser feitas sem que pense bem nas consequências ou, pior ainda, que pensem nisso mas simplesmente nem queiram saber.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)