2021/12/17

Windows 11 prepara adeus ao Control Panel tradicional

As mais recentes versões de teste do Windows 11 revelam que a Microsoft se prepara para dizer o adeus definitivo ao Control Panel tradicional do Windows.

Um dos efeitos de se ter um sistema operativo que se tem prolongado há décadas é que, inevitavelmente, há coisas antigas que se vão mantendo. O Windows é um exemplo perfeito disso, sendo que até nas suas versões mais recentes se podem encontrar (muitas) coisas de Windows passados, algumas delas remontando a coisas que se podem considerar pré-históricas em termos digitais.

O Control Panel é um desses elementos que se tem mantido desde tempos imemoriais, e que a MS tem tentado migrar para o mais moderno "Settings". Nas versões de teste essa transição dá sinais de finalmente querer livrar-se do Control Panel tradicional, com as definições avançadas de rede a serem transferidas para uma nova secção nos Settings, dispensando a necessidade de visitar o Control Panel para coisas como partilha de pastas, impressoras, etc.
Esta é uma transição que tem demorado a ser concluída - a MS adicionou os Settings no Windows 8, que desde então têm existido em paralelo com o Control Panel - mas está visto que, passo a passo, nos vamos aproximando do dia em que o Control Panel, ainda tão familiar para muitos utilizadores que têm usado o Windows desde o início, deixará de existir.


P.S. - Confesso que ainda há coisas em que me sinto muito mais à vontade a mexer no Control Panel do que novo Settings - é verdadeiramente desesperante quando se está nos Settings à procura de algo que sabemos que existe no Control Panel, e não a encontramos (como era o caso destas definições de rede).

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. há elementos que se tornam tão familiares que, à medida que vais migrando de versão em versão, elas mantêm-se acessíveis e fáceis de usar. Partilho da opinião de que a migração para o Settings ainda deixa algo a desejar em certos pontos.

    ResponderEliminar
  3. Por exemplo no Settings não tem opção de alterar o nome de um utilizador local, e no Painel de Controlo tem.

    ResponderEliminar