2022/01/06

BMW iX Flow muda de cor com tecnologia E-Ink

A BMW criou um carro com a capacidade de mudar de cor, usando tecnologia E-Ink como a que existe nos leitores de livros digitais.

Um carro que muda de cor é algo que, até agora, se tem limitado aos filmes de espiões estilo 007; mas a BMW mostra-nos como tal coisa poderia ser trazida para a realidade com o seu BMW iX Flow. Usando uma cobertura E-Ink, este carro pode mudar de cor entre preto e branco, e adoptar diferentes padrões ou até animações.

Pode parecer algo que, à partida, teria apenas duvidoso benefícios estéticos, mas não é bem assim. Tecnologia deste tipo pode ter um forte impacto na eficiência do veículo em termos térmicos. Em vez de se comprar um carro preto que aquece mais facilmente no Inverno mas aquece em excesso no Verão, ou um carro branco que ajuda a reduzir as temperaturas no Verão mas também reduz o aquecimento solar no Inverno, com esta tecnologia ficar-se-ia com o melhor para ambas as estações.

No entanto, não é previsível que algo deste tipo possa chegar ao mercado a curto prazo. Mas... quem sabe, quando as empresas que gerirem frotas de carros autónomos considerarem o potencial de carros que podem funcionar como painéis publicitários móveis, talvez isto possa tornar-se uma realidade comercial.




3 comentários:

  1. O mais certo é depois a funcionalidade apenas estar disponivel via subscrição :P

    ResponderEliminar
  2. Qual será a cor a figurar no documento único automóvel?
    🤔🤔

    ResponderEliminar
  3. À partida nunca será permitido por lei.

    ResponderEliminar