2022/01/06

Drone com desfibrilador salva homem de ataque cardíaco

Na Suécia, um homem foi salvo de um ataque cardíaco por um desfibrilador enviado por um drone.

Usar drones para garantir que as compras são entregues em minutos após serem compradas num site parece o cúmulo do consumismo, mas há muitas outras áreas que podem beneficiar destas tecnologias. Foi precisamente o que ficou demonstrado na Suécia, quando um homem de 71 anos sofreu um ataque cardíaco enquanto removia a neve à porta de casa. Senda a rapidez de resposta essencial nestes casos, o serviço de emergência médica via drone funcionou na perfeição, entregando um desibrilador no local apenas 3 minutos após o incidente ter sido reportado, permitindo iniciar o procedimento minutos antes da chegada da ambulância.
Num programa piloto de quatro meses, o serviço foi notificado de 14 ataques cardíacos. Destes, 12 deram início ao processo de entrega via drone, com 11 deles a terem sido entregues com sucesso, e 7 deles chegando antes da ambulância.

Considerando que na Europa se registam 275 mil casos de ataques cardíacos por ano, com 70% deles a ocorrerem em casa e sem acesso fácil a um desfibrilador, serviços de entrega rápida como estes têm um enorme potencial para salvarem vidas.

2 comentários: