2022/01/09

Facebook quer que utilizadores tirem "curso" de privacidade

Muitos utilizadores dizem a brincar que é preciso um curso para ajustarem as definições de privacidade no Facebook, e agora parece que será mesmo o caso.

O Facebook / Meta está a remodelar o seu Privacy Center e a dizer que irá centralizar todas as opções de privacidade num só local. Simultaneamente, também aproveita para sobrecarregar os utilizadores com mais uma série de guias com os quais espera que os utilizadores fiquem devidamente informados sobre todas as formas como o Facebook recolhe e utiliza os seus dados, e como são usados para apresentação de publicidade direccionada e recomendações.

Até se poderá considerar como sendo algo positivo, não fosse o facto de todo o historial do Facebook gerar desde logo imensas suspeitas de que toda esta informação adicional terá como objectivo saturar ainda mais os utilizadores já sobrecarregados, com todo o tipo de informação que nem terão tempo para analisar, acabando por ficar tudo na mesma - mas o Facebook / Meta a ficar com a desculpa de que "nós demos as ferramentas aos utilizadores, era da sua responsabilidade utilizarem-nas como achassem conveniente".

Por agora o novo Privacy Center (Settings > Privacy) ainda está a ser disponibilizado apenas a alguns utilizadores, com promessa de expansão a mais utilizadores de forma faseada ao longo dos próximos meses. De qualquer forma, considerando o actual labirinto impossível de gerir que existe actualmente, o mero facto de centralizarem todas as opções de privacidade num único local já será positivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)