2022/01/03

iPhone 14 troca notch por furo

Reforçam-se os rumores de que no iPhone 14 a Apple abandonará o característico notch e optará por um furo no ecrã para a câmara frontal.

O notch alargado tem servido como imagem de marca em todos os iPhones full-screen desde a sua estreia no iPhone X (na altura ainda com ecrã sensível à pressão, que entretanto foi abandonado) mas isso poderá terminar com a chegada dos iPhone 14. Continuam a surgir rumores que indicam que a Apple irá optar por um sistema de furo no ecrã para a geração iPhone 14 - ou, pelo menos, para os modelos iPhone 14 Pro.
Optar pelo furo no ecrã seria uma opção simples e eficaz por agora, e que eliminaria as questões da redução de qualidade da imagem que ainda atormentam os sistemas de câmara sob o ecrã. Sendo que ainda assim a Apple utilizaria essa tecnologia "sob o ecrã" mas apenas para o sistema Face ID, onde essa redução da qualidade não traria impacto significativo a nível do reconhecimento facial 3D.

Veremos se a Apple não terá que enfrentar "queixas" por parte dos fãs, pelos seus novos iPhones deixarem de ser facilmente identificáveis pelo ecrã no meio de um universo de smartphones Android que há muito usam furos para a câmara frontal. Seria curioso ver pessoas a "reclamar" pelo regresso do notch! :)

3 comentários:

  1. Dava jeito era o Touch ID no botão de power, ao género do iPad.
    Face ID é inútil nos dias que correm, tendo que usar máscara.

    ResponderEliminar
  2. Um dia no futuro ainda vão conseguir fazer um ecran sem furos nem pixels mortos, e com bateria substituível... algo impensável há coisa de 10 anos... ou talvez não :P

    ResponderEliminar