2022/01/08

James Webb já completou metade do espelho principal

O telescópio espacial James Webb já completou mais uma etapa crítica, posicionando correctamente a secção esquerda do espelho principal.

O mundo continua a assistir com ansiedade ao processo de "desdobragem" do James Webb, que por motivos de volume teve que ser enviado para o espaço de forma compactada e agora tem realizado inúmeras operações para adoptar o seu formato final.

Além do estender dos escudos térmicos, que vão garantir que os sensíveis sensores se manterão nas temperaturas ultra-reduzidas necessárias, outra das partes críticas é o correcto posicionamento do seu espelho principal composto por módulos hexagonais, que tinha as duas secções laterais dobradas. A secção esquerda foi aberta com sucesso, e durante o dia de hoje o mesmo será feito com a secção direita, ficando o espelho principal com a sua configuração final.

Cada um dos 18 módulos hexagonais de espelhos conta com 7 actuadores para permitir o seu posicionamento perfeito, e o processo de calibração inicial deverá demorar algo como 5 meses.
Enquanto isso, o JWST ainda tem mais duas semanas de viagem até chegar ao seu destino, o ponto Lagrange 2, a 1.5 milhões de quilómetros da Terra, em posição oposta à do Sol.

As primeiras imagens são esperadas lá para o Verão.




Actualização: já está o espelho completo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)