2022/01/08

Lexus ROV - buggy a hidrogénio

A Lexus revelou recentemente o novo concept-car ROV (Recreational Off-Highway Vehicle), um veículo todo-o-terreno movido a hidrogénio.

Para o projecto do Lexus ROV Concept, a equipa de design desenvolveu um veículo que se enquadrasse bem em todos os tipos de ambientes naturais. O carro possui todos os elementos puros de um veículo de todo-o-terreno, como a suspensão exposta, barras de protecção no interior e largos pneus de todo-o-terreno, indicados para guiar sobre trilhos lamacentos. As suas dimensões são: 3.120 mm (comprimento), 1.725 mm (largura) e 1.800 mm (altura).

Com a filosofia "centrada no ser humano" da Lexus como ponto de partida, a equipa de design queria criar o tipo de veículo que as pessoas esperariam de um fabricante de automóveis de luxo, sem abdicar do desempenho robusto de um ROV. Assim, foi projectada uma carroçaria capaz de proteger os passageiros, de incorporar a icónica grelha exclusiva da Lexus e preservar um curso suficiente na suspensão dianteira. Além disso, os para-choques dianteiros foram concebidos para assegurar a protecção contra quaisquer rochas ou lama que se atravessem no caminho.


A cobertura da suspensão, unida ao depósito de combustível de hidrogénio traseiro, protege as peças funcionais e transmite também a sensação de durabilidade herdada dos SUV da Lexus. A pintura em bronze escuro foi cuidadosamente aplicada nesta carroçaria e suspensão leves, concebidas para proporcionar conforto e diversão na condução fora de estrada. Os faróis dianteiros e traseiros com o ‘L’-motif Lexus e o logótipo traseiro da LEXUS expressam a mais recente linguagem de design da Lexus.

Este novo concept-car revela uma excelente qualidade de construção com as aptidões de qualidade artesanal Takumi da Lexus tanto no interior como no exterior, como nunca antes visto num ROV. Entre os detalhes luxuosos incluem-se o volante em pele, um punho do selector da caixa de velocidades esculpido e bancos com elementos de suspensão que suavizam os impactos do rolamento. Os bancos são revestidos por uma resistente pele sintética. Para a condução fora de estrada mais exigente, o primeiro Lexus a hidrogénio com motor de combustão cumprirá todos os rigorosos requisitos da marca em termos de QDR (Silêncio, Durabilidade, Fiabilidade).

Este ROV Concept incorpora o som emocionante de um veículo com motor de combustão e a instantânea disponibilidade de binário que resulta da rápida velocidade da combustão do hidrogénio, que a Lexus acredita ser altamente compatível com o ROV. Para impulsionar essa diversão fora de estrada, o motor a hidrogénio de 1.0 litros funciona como um motor a gasolina, mas com um depósito de alta pressão para hidrogénio comprimido, que é fornecido precisamente por um injector directo de hidrogénio.

[publicado originalmente no Pela Estrada Fora]

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)