2022/01/08

Google Ripple quer ser standard para sensores radar

A Google quer incentivar o uso dos radares para como sensores, e avança com a criação do standard open-source Ripple.

Há muito que a Google tem explorado o radar como forma de interagir com dispositivos, mas até à data a sua implementação está longe de concretizar o que tinha sido prometido. Em tempos a Google mostrava coisas como smartwatches capazes de detectar com precisão movimentos feitos pelo utilizador, incluindo o de "rodar coisas" com os dedos (afastado do relógio), e de outros movimentos com dedos e mãos. No entanto, o Project Soli na sua implementação real, limita-se a detectar gestos sem precisão, ao nível do que noutros tempos era feito apenas com sensores de proximidade.

Agora, temos este Ripple, que conta com marcas como a Ford na lista de apoiantes, e que faz antever o seu potencial interesse em aplicar a tecnologia ao sector automóvel - embora estranhamente a Ford diga que por agora está a explorar a sua utilização para uso no exterior do automóvel e não como sensor para detectar movimentos e gestos no interior do veículo.

Tal como aconteceu com o Soli, por agora será melhor não criar muitas expectativas e aguardar para ver. O potencial destes sensores radar é imenso (ainda recentemente falamos de lâmpadas com capacidade para detectar frequência cardíaca) mas é preciso que mostrem o que valem em aplicações concretas no mundo real. Até lá, há que ter em consideração todo o historial de mega-projectos da Google que prometem revolucionar o mundo, e depois são atirados para a gaveta e abandonados.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)