2022/01/04

Lâmpadas Sengled podem detectar frequência cardíaca

Detectar movimento, e até a frequência cardíaca, são as novas capacidades das lâmpadas LED da Sengled.

Não há nada melhor do que, em vez de ver melhorias graduais de um produto, se descobre algo completamente inesperado. É precisamente esse o caso da nova geração Smart Health Monitoring Lamps da Sengled, que para além das funcionalidades esperadas de uma lâmpada conectada, chegam com a inesperada capacidade para detectarem a frequência cardíaca de pessoas e as suas movimentações, usando radar. Usando-se múltiplas lâmpadas, é possível determinar por onde as pessoas se deslocam numa casa, e até, segundo a marca, detectar quando alguém cai.

As potencialidades são imensas, fazendo com as lâmpadas possam actuar como (mais que) sensores de movimento, tanto para efeitos das rotinas diárias como para efeitos de detecção de intrusão e alarme - podendo detectar a frequência cardíaca, podem até enviar alertas no caso de alguém estar com ritmo cardíaco anormalmente elevado. E tudo isto sem que uma pessoa tenha que andar com um smartwatch ou smart bracelet, ou se tenha que preocupar com o seu recarregamento.

Por outro lado, suspeito que não irá demorar muito tempo até que comecem a surgir as questões de privacidade, especialmente em apartamentos, caso se comecem a apanhar os movimentos e frequência cardíaca dos vizinhos.

Além destas lâmpadas "Smart Health Monitoring", a Sengled também apresentou uma série de outros produtos, incluindo fitas LED para TV com efeito "ambilgight" usando uma pequena câmara (como os modelos da Govee), fitas LED RGB endereçáveis para exteriores com 15 e 30 metros, candeeiro portátil LED RGB (com autonomia para 8 horas), sensores ZigBee de portas e janelas, sensor de movimentos, e lâmpadas com suporte para Bluetooth Mesh.

Além disso, a marca reafirmou o seu compromisso com o novo sistema Matter, prometendo os primeiros produtos compatíveis ainda para este ano.

1 comentário: