2015/06/05

Project Soli do Google quer usar "micro-radar" para detectar gestos no ar


O departamento de projectos experimentais do Google não tem falta de ideias e projectos que poderão alterar o futuro da interacção com os dispositivos, e um deles é o Project Soli - um projecto que quer usar "radar" para detectar com elevada precisão os gestos feitos no ar.

Dos botões físicos passamos para as tecnologias "touch" que nos permitem dar apenas leves toques para interagir com os dispositivos; mas em muitos casos o toque poderá não ser a melhor opção. O Project Soli do Google pretende criar um sistema de reconhecimento de gestos livre dos constrangimentos físicos, e para isso conseguiu miniaturizar a tecnologia necessária para criar um micro-radar que pode detectar todo o tipo de gestos e movimentos feitos no ar, com precisão de décimos de milímetro e a frequências de até 10,000 vezes por segundo.

O grande desafio foi miniaturizar esta tecnologia, de modo a fazê-a caber num pequeno chip, tornando assim possível a sua utilização em dispositivos compactos, como smartwatches. E uma vez que recorre a ondas de rádio, pode funcionar mesmo através de múltiplos materiais, permitindo que este mesmo reconhecimento possa ser aplicado em tampos de secretárias, mesas, e muitos outros locais.

Falta agora saber quando é que esta tecnologia começar a chegar até nós... Talvez num futuro Nexus que sirva de referência para os dispositivos que hão-de vir?


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)