2022/01/01

Microsoft Exchange com bug do ano 2022

O primeiro dia de 2022 causou o caos entre os utilizadores do Microsoft Exchange, que tinha um bug a forma como lidava com as datas.

O famoso bug do ano 2000 aterrorizou milhões, mas veio a revelar-se um receio infundado. Pelo contrário, por esta altura esperava-se que já nenhum programa tivesse problemas com as mudanças de ano, mas foi precisamente o que voltou a acontecer, e logo com o MS Exchange.

O problema está na forma como o serviço de análise anti-malware do Exchange guarda as datas internamente, usando um número de 32 bits com sinal (opção bastante estranha para guardar uma data), que limita o valor máximo positivo a 2,147,483,647. Com a chegada do ano 2022, a tentativa de guardar uma data como 2,201,010,001 resulta em erro do programa. E, o que é ainda mais estranho, a MS está a atribuir o problema a um "ciberataque"!


Serve para demonstrar que até programas supostamente de nível empresarial podem ter erros básicos ao nível do que se esperaria de um programa feito por um estagiário inexperiente.

E, o que se poderá tornar mais assustador: se cometem um erro assim num programa como o Exchange... que receios deveremos ter quanto à qualidade de programação do Windows?

1 comentário:

  1. Vindo da empresa que chegou a esquecer-se da renovação dos domínios que permitiam o acesso às contas do Hotmail por duas vezes (1999 e 2003) até nem é de estranhar assim tanto...
    🤭🥴😬

    ResponderEliminar