2022/01/02

Nissan aposta em fábricas inteligentes

A Nissan revelou a primeira linha de produção concebida segundo o novo princípio de Fábrica Inteligente Nissan (NIF – Nissan Intelligent Factory).

Estreada na fábrica de Tochigi, no Japão, representa um novo conceito de fabrico para os automóveis de próxima geração, recorrendo a tecnologias inovadoras e contribuindo para a concretização do objectivo de neutralidade carbónica com que a Nissan se comprometeu. A Nissan anunciou o seu plano para alcançar a neutralidade carbónica até 2050 em todas as suas fábricas em todo o mundo.

Desde a sua fundação, a Nissan tem aprimorado constantemente a sua capacidade de fabricar automóveis através de processos construtivos de elevada qualidade e altamente eficientes, e sempre com base na habilidade dos takumi (técnicos-chefes artesãos) da empresa. No entanto, o ambiente de negócios está a sofrer grandes alterações, também nas áreas da produção industrial. Particularmente no Japão, onde é necessário romper com a produção convencional baseada em mão-de-obra intensiva, para fazer face a uma sociedade envelhecida e a uma grave escassez de operários. Situações imprevistas, como as alterações climáticas e as pandemias, também adicionaram um novo grau de dificuldade.

Ao mesmo tempo, as tendências da indústria na electrificação, na inteligência dos automóveis e nas tecnologias conectadas estão a tornar a estrutura e funcionalidade dos produtos mais avançadas e complexas.

Para responder a todos estes desafios e tendências, a Nissan desenvolveu e introduziu a iniciativa Nissan Intelligent Factory na sua fábrica de Tochigi, que lhe permite:
  • Utilizar robôs que herdaram as competências dos takumi para fabricar automóveis de próxima geração, com a mais alta qualidade
  • Criar um ambiente melhorado onde um vasto leque de pessoas pode trabalhar confortavelmente
  • Concretizar um sistema de produção de emissões zero, acelerando assim os esforços para alcançar uma sociedade descarbonizada.
A nova linha da fábrica de Tochigi vai estrear a produção do novo crossover eléctrico Nissan ARIYA, que terá início nos primeiros meses de 2022.


Publicado originalmente no Pela Estrada Fora

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)