2022/01/11

Mozilla Rally vai investigar tracking do Facebook

Os utilizadores do Firefox poderão contribuir para a plataforma Rally para analisar o tracking feito pelo Facebook / Meta.

A Mozilla vai usar a sua extensão Rally de recolha de dados para um projecto de análise do tracking feito pelo Facebook / Meta. Para isso os utilizadores do Firefox que usarem esta extensão terão que aderir ao programa "Facebook Pixel Hunt", que partilhará esses dados com o The Markup, com o objectivo de ficar com uma imagem mais completa do tipo de tracking que é feito.

O tema do tracking do Facebook é um tópico algo sensível, havendo inúmeros casos em que a empresa foi criticada por fazer tracking bastante intrusivo até dos utilizadores que não estão registados no Facebook e que nunca deram qualquer tipo de permissão para serem seguidos. Uma das formas como isso é feito é através do tal "Facebook Pixel" que é incluído em milhões de páginas, e que permite ao Facebook recolher informação sobre todos os que as visitam.

Com esta análise, será possível se isso ainda acontece apesar de todas as promessas de melhorias já feitas pelo Facebook, e que dizem respeitar toda a legislação e vontade dos utilizadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)